14.9.12

Você tem um Amigo que tem Fé, mas não Frequenta a Igreja?


            Você sabia que o maior problema da Igreja, são esses nossos amigos? A maioria é batizada, recebeu a primeira Eucaristia, alguns receberam até o Sacramento da Confirmação, o Crisma, mas não são mais vistos na Igreja. Fé em Deus, acreditamos que tenham, não podemos duvidar jamais!
            A Igreja se preocupa com eles, porque Deus tem um projeto de vida para cada um; se não frequentam a Igreja, como vão saber o que Deus tem para eles?
            Alguns definem seus modos de vida, como se não precisassem de nossa amizade, dos parentes, nem do próprio Deus, e aí dá no que dá, vem corrupção, violência, drogas, desajustes de famílias, angústias, depressão, insatisfação com a vida, tudo que nos faz sofrer e desagrada a Deus.
            Mas não podemos ficar só em lamentos, Deus quer que façamos alguma coisa por eles. O Beato Papa João Paulo II dizia que não adianta ficar chamando estes nossos amigos de longe, à distância, “temos que nos aproximar, tocar em cada um e dizer seus nomes”.
            Para convidá-los, animá-los a frequentarem a Igreja, podemos dizer, sem nem um exagero, que Jesus Cristo está esperando por eles, de braços abertos. Aí sim, através de uma relação pessoal de proximidade, teremos mais chances de fazer com que voltem para nosso meio. Muitos, antes de voltarem, querem fazer desabafos; quanto mais falarem melhor será para eles. É bom ouvi-los com a máxima atenção. A última frase que dirão será esta: “posso voltar para a Igreja?”
            Penso até que podemos ser mais audaciosos e convidar cada uma para entregar o Dízimo na Igreja que fica mais perto de suas casas. Precisamos explicar que para nós católicos o Dízimo não é arrecadação financeira, pois nem precisamos ter dinheiro para sermos Dizimistas, basta ter fé, e numa atitude de confiança e gratidão em Deus, levar ao Altar, junto com o Pão e o Vinho, nossas alegrias e sofrimentos, para que toda a nossa vida possa ser transformada, durante a consagração, em uma oferta de louvor.
A maioria, por nunca ter recebido um convite assim, deixa a Igreja onde foi batizado e vai levar o Dízimo para as Seitas, que fazem do Dízimo uma forma de exploração financeira. Nós católicos não estamos preocupados com o quanto em dinheiro a pessoa coloca no envelope, estamos preocupados sim em perder católicos por falta de quem os convide, os acolha e fale do amor gratuito do Bom Deus para com seus filhos.
Pe. Eduardo Delazeri

Um comentário:

  1. Verdade Padre, muitos estão precisando apenas de um convite e nós não estamos gastando nossa lábia com isso.
    Muito obrigado pelo texto.

    ResponderExcluir