19.9.12

Danúbio Gonçalves: O Cristo Irado e Artista Devoto


E Danúbio Gonçalves, já entrado nos oitenta, pode orgulhar-se de diversas obras espalhadas pelo Rio Grande do Sul. A mais vistosa e conhecida dos gaúchos é, sem sombra de dúvida, o painel frontal da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, onde fica o túmulo do Padre Réus, em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre.
 Construído entre 1958 e 1968 nas imediações do cemitério particular dos jesuítas, a Igreja foi erguida com a contribuição de milhares de devotos de toda parte. O painel de Danúbio, realizado em pastilhas vítreas, chama-se “Painel Apocalíptico” e tem 14 metros de altura. A área é de 185 metros quadrados, provoca um impacto visual enorme, que se conjuga com o campanário de 45 metros de altura, como se fosse um dedo apontando para o céu.
Mas o artista não ficou só nisso. Nas décadas de 50 e de 60, Danúbio empregou toda sua energia no muralismo, optando pelas tesselas vítreas para decorar a Igreja de São Roque, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, e a Igreja de São Sebastião, em Porto Alegre.

São obras que engrandecem o Estado e elevam Danúbio Gonçalves como uma das principais expressões das artes plásticas do Rio Grande do Sul. Sua trajetória revela uma precocidade notável. Aos 14 anos, conseguiu emprego no Rio de Janeiro como caricaturista e ilustrador das revistas cariocas Cena Muda e Mirim. Em seguida, estudou com Cândido Portinari (1943), fez gravura em metal com Carlos Oswald, e xilo com Axi Leskoschek. Sob orientação de Portinari, desenhou modelo vivo ao lado de Iberê Camargo e Athos Bulcão. Em 1945, retornou a Bagé, onde, ao lado de Glênio Bianchetti e Glauco Rodrigues, fundou o chamado Grupo de Bagé, que revolucionou a gravura no sul do país. Em 1950, foi para Paris, onde reencontrou Portinari, Carlos Scliar e Iberê. Voltou ao Brasil no ano seguinte para criar em Porto Alegre o Clube Amigos da Gravura, ao lado de Scliar e Vasco Prado, à imagem e semelhança do Grupo de Bagé.
 Nos anos 70, assumiu a carreira do magistério, no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tornando-se um professor emérito, inquieto e investigativo.
             Danúbio Vilamil Gonçalves (Bagé, 30 de janeiro de 1925) é um pintor, desenhista, gravador e escritor brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário