17.9.12

Pastoral da Saúde


É seguindo os passos de Jesus Cristo que a Pastoral da Saúde descobre o seu lugar e importância na sociedade. A vida é o dom mais precioso com que Deus agraciou o ser humano. Proteger a vida é uma missão sagrada de todos.

OBJETIVO: A razão da Pastoral da Saúde está no fato de que ela existe “para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (cf. Jo 10,10). Numa sociedade preocupada com o ter e o poder, onde a saúde é vista como mercadoria e as pessoas adoecidas, como um peso, ela defende a saúde como um direito fundamental da pessoa..

AS ATIVIDADES:As atividades que a Pastoral da Saúde desenvolve junto comunidade São Sebastião são inúmeras, mas sempre procura privilegiar a atenção aos doentes, a exemplo do “Bom Samaritano” (cf. Lc 10,30s). O trabalho dos agentes se dá sempre motivado pela espiritualidade da acolhida e da proteção à vida, como Jesus ensinou ao escutar, acolher e curar os enfermos.

OS AGENTES:Qualquer pessoa da comunidade, que se coloca à disposição de seus semelhantes, contribuindo para pensar formas simples e adequadas para que todos tenham saúde, pode participar e será bem vindo à Pastoral da Saúde. Quem se propõe a trabalhar nessa Pastoral deve ser uma pessoa que cultiva pensamentos positivos, alegria e esperança. Deve estar disposto a participar dos encontros, momentos de estudo, cursos, ter bom relacionamento com as pessoas, enfim, acreditar que seu trabalho ajuda na construção de um mundo mais humano, justo e fraterno, onde a saúde é um direito de todos e um dever do Estado.


ESPERANÇA DE VIDA: A Pastoral da Saúde, além de seu objetivo principal, oferece ainda uma oportunidade para o cristão discutir abertamente toda a filosofia de nossa existência, tentando dar motivos e sugerir formas criativas de como viver melhor, aproveitando cada precioso momento de nossas vidas, e, ainda, conviver com um dos maiores temores da humanidade: a enfermidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário