17.9.12

Novo Espaço de Oração.


As imagens de nossos santos de devoção estão trocando de local dentro da Igreja São Sebastião, um novo espaço de oração. E isso mexe com algumas pessoas acostumadas a venerá-los.
Na Idade Média, o povo não entrava nos castelos, por isso, as catedrais eram construídas lindas e suntuosas como palácios, pois somente lá – na casa do Rei dos reis – eram bem-vindos todos os filhos de Deus Pai!

A Missa rezada em latim, o povo em sua maioria analfabeto, não era fácil convencer as pessoas de que a santidade era algo não só desejável, mas possível a todos. Por isso, a Igreja valia-se de pinturas e imagens que não só catequizavam, mas mostravam ao povo que homens e mulheres comuns conquistaram o céu.
Se para alguns essa catequese funcionava, existiam também aqueles que, sentindo-se pecadores e temerosos da ira divina, preferiam não mais se dirigir a Deus, que não viam, mas olhar e tocar as imagens representativas de gente “comum como eles”, mas que conquistaram o céu.
Então, hoje, na Paróquia de São Sebastião Mártir, nossos santos ocupam um novo lugar e estão lá para nos fazer perceber que Deus existe e ama a cada um de nós!
Imite o exemplo de seu santo de devoção! Interceda com suas orações ao Pai pelos irmãos mais sofridos. Ofereça pequenos sacrifícios. Não busque coisas vãs para si, nem as deseje para os outros. Olhe para Deus e indique Seus Caminhos. Alcance você também a santidade. 
Faça isso e um dia perceberá que cada vez menos terá para pedir para si, e cada vez mais, para agradecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário