17.9.12

Será que Alguém fala que a Igreja Pede Muito?


Fala sim, principalmente às pessoas que não vão a Igreja.
Mas é bom responder que enquanto um católico deixar de entregar na Igreja uma parte dos frutos do seu trabalho faltará o necessário para a Igreja cumprir a sua missão de anunciar o projeto de Deus. Ele poderia fazer tudo sem a nossa participação, mas nos convida e nos dá o direito de participarmos. Isso mesmo, participar do projeto de Deus é direito de todos os batizados. Servindo, testemunhando, dialogando e anunciando o Reino de Deus vai acontecer no mundo com a participação de cada um de nós.
Cada um conforme a suas capacidades, sem pesar e sem constrangimento. Quem pode menos ajuda com menos, quem pode mais ajuda com mais. Deus quer assim, porque o gesto da entrega do Dízimo nos dignifica como seus filhos e filhas.
A Igreja jamais pode desistir de sua missão, quando muitos deixam de entregar o Dízimo, o que faz então? Pedir. Se bem que, agora está pedindo menos, porque a Igreja está falando sobre o Dízimo, está dizendo que contribuir com o projeto de Deus é direito de todos, que ninguém pode deixar de participar. O que não podemos é: depender das festas, bingos, rifas, listas, cobrança de taxas, leilões e pedidos de ajuda a pessoas, empresar não existe a palavra “empresar”. O senhor quis dizer “empresariar” ou “tomar emprestado” de instituições e governo?, instituições e governo. Estas coisas são tão claras, que as pessoas entendem como facilidade (sem o “s”).
Passe a falar que no dia que todos os católicos estiverem entregando o Dízimo, a Igreja não terá que ficar sempre pedindo com o chapéu na mão.  Sabe o que vai acontecer? Não vai entrar só mais recursos, vai entrar mais gente na Igreja. É isto que Deus quer!


Pe. Eduardo Delazeri

Nenhum comentário:

Postar um comentário