17.9.12

CPP - Conselho de Pastoral Paroquial


 1. O que é o CPP?
O CPP – Conselho de Pastoral Paroquial – é uma equipe, um grupo de pessoas, escolhidas pela comunidade dos fiéis, em Assembléia Paroquial e em comunhão com o pároco, que representam os ministérios, as pastorais e movimentos existentes na paróquia, e tem como missão o serviço da animação pastoral da paróquia.

2. O que faz o CPP?
O CPP tem a missão de garantir a vida de comunhão na paróquia. Por isso, é responsável pela organização e articulação das pastorais, e pela espiritualidade e formação dos fiéis. Ao CPP cabe refletir, planejar, decidir, animar e revisar toda a ação pastoral da paróquia. Ele deve preparar, organizar e realizar as Assembléias Paroquiais de Pastoral, que são a instância mais importante da caminhada pastoral da paróquia. Ele encaminha a realização do Planejamento Paroquial de Pastoral. A ele cabe conhecer a realidade e seus desafios, julgá-la com os olhos da realidade e da Palavra de Deus, e estimular ações transformadoras que a tornem sinal do Reino de Deus.

3. Quem são os membros do CPP?
São membros do CPP: o pároco, o vigário paroquial, o diácono, o coordenador paroquial de cada pastoral, o coordenador paroquial de cada movimento, o coordenador paroquial de cada ministério, um ou dois representantes do Conselho de Assuntos Econômicos.

4. Quais são os objetivos específicos do CPP?
O CPP tem como objetivo específico executar as decisões das assembléias; articular e animar toda a vida pastoral da paróquia; investir na formação de lideranças; propor iniciativas pastorais; opinar e decidir sobre as finanças e o patrimônio (despesas, compras e vendas, reformas, etc.); resolver questões do dia-a-dia; ouvir a comunidade e encaminhar as soluções dos problemas.

5. Como são as reuniões do CPP?
O CPP deve reunir-se uma vez por mês. Deve-se ter em conta que em cada reunião não podem faltar quatro coisas: a) Aprender algo novo; b) Acolher e valorizar cada pessoa; c) Crescer na amizade e no relacionamento; d) Aprofundar-se na vida espiritual. Surgindo dificuldade entre membros do CPP, é importante observar a lei do diálogo e do perdão. Colocar os conflitos na oração diante de Deus.

Lista dos coordenadores ou dos membros????? Com Foto.
Se não ocupasse espaço demais, acho que poderíamos colocar ao lado de cada Pastoral/Grupo a foto, e o nome de seu coordenador. Isso seria muito bom para as pessoas tímidas, que não sabem como chegar ou com quem falar (já que ainda não somos bons acolhedores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário