18.9.12

Fé sem Obras é Morta


A pouco mais de um ano a Paróquia São Sebastião tem se dedicado intensamente a luta contra o flagelo das drogas. Trabalho esse desenvolvido em quatro frentes distintas, por membros de nossa comunidade:
- Prevenção;
- Recuperação;
- Apoio as famílias;
- Reinserção social.
A paróquia realiza esse trabalho, por meio de duas parcerias bem sucedidas, uma com a APAEX – Associação Porto Alegrense de Amor Exigente e outra com o CRIC – Centro de Recuperação Imaculada Conceição. Estão hoje envolvidos diretamente nessa ação, além de mim, Pe. Eduardo, cinco membros da comunidade: Ezi, Fátima, Regina, Valter e Antônio. Mas contamos com ajuda de muitos outros que colaboram mensalmente com doações em dinheiro, e ainda muitos outros participam das campanhas de doações de alimentos, roupas e medicamentos.
Este mês desejo apresentar um pouco mais sobre o CRIC, em setembro falarei com mais atenção de nossa parceira com a APAEX.
O Centro de Recuperação Imaculada Conceição – CRIC – é uma entidade filantrópica. Seu objetivo é recuperar e devolver à sociedade dependentes químicos do sexo masculino de 18 a 60 anos. Além disso, procuramos apoiar as suas famílias e promover projetos de prevenção ao uso de drogas. Oferecemos 44 vagas no centro de recuperação, 12 vagas na casa de acolhida, e contamos com 18 dependentes químicos em recuperação, integrando a nossa equipe de conselheiros. Assim são hoje 74 pessoas em atendimento, atingindo um índice de eficiência comprovado de 80%.
O CRIC é constituído de um grupo de 42 voluntários movidos por amor a Deus e ao próximo. Para o pleno funcionamento, o CRIC conta com uma equipe de profissionais qualificados, com finalidade de auxiliar nossos residentes para que eles possam adquirir confiança em si, na pessoa do outro e especialmente confiança da sociedade para a qual pretendem voltar capacitados a produzir frutos de vida e dignidade.
Os dependentes químicos são os prediletos de Deus, os mais pobres entre os pobres. Quando os julgamos indignos, não nos esqueçamos do que Jesus diz aos fariseus: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas os doentes. Aprendam: Prefiro a misericórdia ao sacrifício.” (Mt 9, 12s).
As tabulações dos dados dos residentes destes cinco anos e meio da história do Centro de Recuperação, realizado por nossos voluntários Regina e Marcos Henrique, apontaram resultados muito satisfatórios:
- 47% dos que ingressaram no tratamento se Graduaram;
- 8% Foram Encaminhados para Estágio em SP;
- 80 % dos Graduados estão em Abstinência;
De janeiro de 2007 a junho de 2012, realizamos 825 internações, destas 139 foram atendidos mais de uma vez, e outros ainda estão em tratamento. Sendo assim, chegamos ao número de 642 pessoas diferentes que foram atendidas por nós. Se multiplicarmos isso por família, seria ao menos (642 x 4), podemos dizer que já mudamos a vida de 2.568 pessoas. Se pensarmos que cada dependente químico se relaciona ao menos com 30 pessoas, esse número chega a cerca de 20.000 pessoas que já foram ajudadas por nós.
Droga é violência. Salvar é nossa Missão. Temos que estar onde estão os fracos, os carentes, os doentes psicoemocionais. Para eles estendemos nossas mãos e vamos buscá-los nos cantos mais degradantes, em que se escondem na desgraça, vivem em autodestruição, até que, esperada e violentamente, a morte os liberte da prisão dos vícios.
Exaltar a vida, amar o ser humano seja ele quem for, esteja onde estiver. Esteja como estiver. A esses dedicamos nossos melhores esforços.
Os fortes, os saudáveis, os aptos, os capazes, os trabalhadores, os sóbrios, os lúcidos, os vencedores, não precisam do nosso trabalho.
Somo a Paróquia São Sebastião assumindo a nossa missão de ser sinal de vida e esperança para o mundo.


Pe. Eduardo Delazeri

Nenhum comentário:

Postar um comentário