12.11.12

ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA

OBJETIVO: A Igreja da Arquidiocese de Porto Alegre com os seus Vicariatos, inserida na mentalidade urbana, quer organizar a Animação Missionária à luz da V Conferência de Aparecida e das urgências das DGAE, formando a consciência missionária de cada batizado, para que a evangelização possa ser permanente e assumida por todos, possibilitando a reestruturação de todos os movimentos, pastorais e serviços colocando-os em estado permanente de missão. 

• Trata-se de suscitar em cada batizado e em cada forma de organização eclesial, uma forte consciência missionária (DGAE, n.31). 

• A atual consciência missionária interpela o discípulo missionário a “sair ao encontro das pessoas, das famílias, das comunidades e dos povos” (DGAE, n. 31). 

• Neste redescobrir missionário (DGAE n.33) surge a urgência de pensar estruturas pastorais que favoreçam a realização da atual consciência missionária, esta deve impregnar todas as estruturas eclesiais e todos os planos pastorais.” (DGAE n.34). 

• Não se trata apenas de um curso de formação para um grupo missionário específico da paróquia. A ação missionária, porque constitui o ser da Igreja, tem por característica a transversalidade da vida paroquial. 

• É fundamental considerar as decisões do documento de Aparecida: a conversão pessoal e pastoral que exigirá uma reorganização eclesial para a missão. 

• “Organizar a missão e formar discípulos missionários, passando de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária.” (DAp. n.370 e diretrizes DGAE n. 35). 

• Pastoral missionária significa “dar a tudo que se faz um sentido missionário” (DGAE n. 35). 

• Criar uma Igreja missionária e paróquias missionárias é nosso desafio. 

• A ação pastoral expressa sempre uma visão de Igreja e do mundo. 

• Temos consciência que a Igreja como Instituição perdeu força de influência determinante na “sociedade moderna”, caracterizada pelo individualismo, autonomia, materialismo e consumismo, pluralismo religioso, onde existe a “religião sem Igreja”, simplesmente na esfera privada, uma religião que oferece respostas e soluções imediatas e rápidas. 

A ESTRUTURA DA ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA NA ARQUIDIOCESE DE POA 

ü Conselho Missionário Arquidiocesano - COMIDI 

ü Conselho Missionário do Vicariato 

ü Conselho Missionário por Área Pastoral 

• Metas para 2012: 

1. Preparar agentes pastorais. Para serem multiplicadores na formação missionária dos leigos e pregadores de encontros e retiros missionários para cada Vicariato, segundo as orientações de Aparecida e da DGAE, para atender a demanda e incentivar um Novo Ardor Missionário na Igreja. 

2. Constituir os conselhos missionários em cada nível (Arquidiocese, Vicariatos, Áreas Pastorais e Paróquias). Com o objetivo de motivar, articular, organizar, escolher a doutrina, metodologia e estratégias, para a formação dos leigos e às ações missionárias, animados e apoiados pela a Palavra de Deus. 

COMIPA - Conselho Missionário Paroquial 

É de suma importância que haja um Conselho que se: Reúna; Reze; Discuta; Reflita; Planeje; Trabalhe; Avalie. 

O COMIPA é o grupo que em comunhão com o Pároco pensa e organiza as ações e motivações para a paróquia. Este vai envolver a comunidade para ser missionária. 

O COMIPA (Conselho Missionário Paroquial) é um instrumento precioso, sendo de certa forma como o braço direito do padre no desenvolvimento da dimensão missionária da fé em nossas comunidades. 

A presença do COMIPA em uma paróquia não significa uma atividade a mais, pelo contrário, torna-se uma preciosa ajuda para o padre em sua missão evangelizadora. 

A Estrutura do COMIPA: O Pároco - o coordenador (a) - Secretário (a) tesoureiro (a) e outros membros representantes das pastorais que o grupo achar que deve participar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário