26.2.13

TRANSFIGURAÇÃO

Certa vez, um príncipe, em uma caçada, sendo atacado por uma fera, foi salvo por dois camponeses de aldeias próximas. Agradecido, deu a cada um dos camponeses um saco de sementes especiais, quase mágicas, que garantiriam grande produção. 

Muitos anos depois, já coroado rei, voltou às aldeias para ver o resultado de sua oferta. O primeiro camponês era agora rico, dono de uma grande fazenda, mas vivia assustado, cercado de arame farpado e guardas, numa aldeia sem recursos, no meio da miséria dos vizinhos. 

A segunda aldeia ele quase não reconheceu. Era agora uma comunidade maravilhosa, com boas escolas, estradas para escoar a produção, hospital, saneamento, uma beleza! É que o segundo camponês optou por partilhar com os vizinhos às magníficas sementes que recebera. 

Nesta historinha, aparecem direitinho as duas maneiras de usar os dons que Deus nos dá: conforme o plano de Deus e contra esse plano. Transfigurando a vida ou desfigurando ela. 

Irmãos o que transfigura a nossa vida é o amor, tanto é que costumamos dizer “quem ama o feio bonito lhe parece”. Já viu uma mãe achar um filho feio, por mais torto que seja sempre dirá que coisa linda esse meu filho. O que desfigura a vida é o egoísmo, raiz de muitos pecados, e o orgulho. Nada deixa uma pessoa mais feia do que se achar melhor que os outros. 

Este Evangelho narra à belíssima cena da transfiguração do Senhor. Num momento em que a oposição a Jesus crescia dia por dia, Ele se apresenta revestido de sua Gloria, a fim de nos dar esperança. 

Assim como em nossas vidas também de muitas formas e maneiras, O Senhor manifesta o seu amor por nós, nos concedendo uma graça, uma consolação, e até milagres sinais incontestáveis de seu poder. Depois ele nos da chance de fazermos a nossa parte, quando permite alguma provação, para que possamos dar testemunho de nossa fidelidade, constância e entrega a sua vontade. Quando acontece o milagre é Deus fazendo a parte dele, quando acontece à provação é Deus nos dando chance de fazer a nossa. Até o dia em que o veremos face a face, e nossa alegria será completa. 

Estamos agora vivendo um momento de provação, quando a mídia nos bombardeia com uma enxurrada de manchetes sensacionalistas. Tentando procura explicações meramente humanas na renuncia de nosso amado pontífice, porque para quem não tem fé impossível entender porque alguém pode renunciar as honras de um Papado para viver na simplicidade de um mosteiro. Por serem incapazes de entender, as razões espirituais, sentem-se incomodados ao ponto de levantar insanidades, que não fazem o menor sentido a quem tem um pingo de conhecimento sobre a Igreja ou um pouco de bom senso. 

Mas lembremos irmãos, o Evangelho narra que: “Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João, e subiu à montanha para orar” Quando rezamos, Deus vem nos socorrer, e sua ajuda é sempre apropriada e eficaz. Dando-nos força e coragem para permanecer fiéis nos momentos de crise. 

Quando rezamos, Deus vem e nos mostra um caminho, sejam quais forem nossos problemas, mesmo que seja o desânimo na fé. Se rezarmos na hora de uma crise, recuperaremos a nossa identidade e retomamos nossos propósitos. Nada nos reabilita mais ou mais rápido do que nosso encontro pessoal com Deus na prece e meditação. 

O relato da transfiguração nos lembra de que somos chamados a ir, aos poucos, vencendo o pecado, que nos desfigura, e ir nos transfigurando através da prática das virtudes e das boas obras, e a medida que transformamos a nós mesmo vamos transfigurando o mundo a nossa volta. 

Havia, certa vez, um senhor que gostava muito de galo. O que ele mais admirava era ver um galo cantar. Um dia, ele procurou um pintor e pediu que pintasse para ele um galo com o pescoço levantado e bico aberto, como se estivesse cantando. O pintor pediu seis meses para pintar o quadro. Passados os seis meses, o homem foi buscar a sua encomenda. Quando chegou, o pintor lhe pediu: "Por favor, espere um pouquinho". Foi lá dentro, pegou uma tela nova, sem nada pintado, colocou-a no cavalete, pegou os pinceis e começou a pintar. Em meia hora o galo ficou pronto, e belíssimo. O homem gostou muito do galo. Mas ficou encabulado, pensando: "Por que ele pediu seis meses, se fez o serviço em meia hora? Certamente ele vai cobrar menos do que o preço alto que me deu quando encomendei". 

Quando foi pagar, o preço era aquele mesmo que fora combinado. Então o homem reclamou: "Mas como? O senhor cobrar tudo isso por apenas meia hora de trabalho? O pintor respondeu: "Meia hora não senhor, venha aqui ver". Levou-o até uma sala e mostrou: estava cheinha de pinturas de galo até o teto. E o pintor explicou: Desde que o senhor veio aqui, todos os dias eu pinto um galo. Assim eu fui treinando, e melhorando cada dia. Por isso que hoje eu o fiz tão rápido e bem feito. 

Nós somos assim, vivemos caindo e levantando, acertando e erando, e aprendendo com nossos erros, sempre sem medo de recomeçar, melhorando sempre a cada dia, acreditando que sempre podemos ser pessoas melhores, tudo depende do treino. Educando nossos instintos, pelas obras quaresmais de piedade, penitência e caridade, podemos vencer a desfiguração do pecado e transfigurar o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário